Este laboratório oferece ferramentas para desenvolver questionários e formulários para coleta de dados quantitativos em pesquisas online. Quando bem utilizadas, as ferramentas gratuitas disponíveis para construção de formulários e questionários podem trazer informações preciosas, seja por meio de cadastramentos, enquetes, mapeamentos, levantamentos ou surveys online, não apenas em pesquisas acadêmicas como também em projetos diversos.
O curso está divido em duas partes: em um primeiro momento, abordaremos tópicos mais centrais das discussões sobre surveys, como amostragem e viés, e seu impacto na construção de questionários online. Em seguida, utilizando como exercício empírico uma questão de pesquisa comum proposta aos participantes, trabalharemos as diferentes etapas no caminho da construção de informações: (1) a construção de um problema de pesquisa que possa ser abordado de maneira quantitativa; e, (2) princípios básicos da formulação, construção e utilização de questionários online com perguntas apropriadas à análise quantitativa.
Conforme proposta do CebrapLab, serão utilizadas exposições, vídeos, textos de aprofundamento e exercícios práticos, com priorização no uso de plataformas gratuitas (Google Forms).
24 a 28 de abril
Segunda, Quarta e Sexta: das 19h às 22h
Professores responsáveis: Victor Callil e Dorival Mata-Machado
Victor Callil
Doutorando em história pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2009 onde participa de pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas. Trabalha com o tema da mobilidade urbana desde 2011. Participou da elaboração das Ciclorrotas (2011 e 2012) e do mapeamento do Bike Sampa (2012). Compõe a equipe responsável pela elaboração de indicadores e análise de acompanhamento de sistemas de bicicleta compartilhada em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife (2012 – 2017). Realizou pesquisas quantitativas e qualitativas com ciclistas (2012 – 2015) e com gestores públicos (2016). Desenvolve trabalhos técnicos de contagem (2014, 2014, 2017), além de trabalhos acadêmicos na área (2017/18/19/20). Trabalha com manipulação, análise e georreferenciamento de dados em programas estatísticos e GIS.
Dorival Mata-Machado
Pesquisador com mais de 25 anos de experiência em survey de opinião e marketing. Bacharel em economia, professor de estatística, experto em demografia, analista e consultor com background tanto em pesquisa acadêmica como em pesquisa de opinião pública e mercado. Pesquisador com foco no desenho de questionários, coleta de dados e análise de surveys, foi Sócio-Diretor do Data Popular, Managing Director da Ipsos Public Affairs, Diretor Executivo da APPC – Consultoria Eleitoral, empresas na qual se especializou no estudo de tendências sociais e econômicas, avaliação de políticas públicas, e outros estudos de temas relevantes junto à sociedade, além de diagnóstico, análise e planejamento estratégico de pesquisa e comunicação em campanhas eleitorais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.