Workshop: Escrita Criativa – Presencial

R$0,00

6 de julho

Fora de estoque

Categoria:

Há cinquenta anos, o antropólogo norte-americano Clifford Geertz popularizou o método “descrição densa” para desenvolver sua teoria de análise interpretativa. Desde então, temos visto uma série de experiências textuais, usadas por escritores de várias disciplinas nas Ciências Sociais e Humanidades, para tentar capturar o feeling/vibe cultural e, para alguns, para elaborar o desejo de expressão criativa no sentido de representar ao invés de explicar. Mas, como fazer isso? Os acadêmicos têm estado ausentes desse debate. Workshops focados nos mecanismos e recursos textuais é uma rotina para o pessoal de ficção e poesia. Por que não podemos pedir emprestadas estruturas e abordagens similares para desenvolvermos nossas práticas de etnografia?

Conteúdo do Workshop:

  • Atividades (através de “prompts”) para “despertar” sensorialidades e vocabulário com relação à temporalidade, espacialidade, afeto, posicionalidade dos narradores.
  • Atividades de feedback baseadas nos textos pré-circulados, escritos pelos participante

6 de julho
Das 14h às 18h

Professor responsável: Derek Pardue
Derek Pardue é Professor na Universidade de Aarhus na Dinamarca dentro do Departamento de Estudos Globais (Global Studies), onde ele coordena o programa de Estudos Brasileiros. Ele publicou duas etnografias sobre hip hop brasileiro e hip hop kriolu em Portugal e mútliplos volumes editados sobre (il)legalidades, violência e música urbana. Mais recentemente, ele vem publicando contos de etno-ficção sobre questões que as comunidades imigrantes africanas e haitianas enfrentam na cidade de São Paulo. O último livro contém contos baseados na sua experiência em São Paulo no fim dos anos 90 e nas letras do legendário disco dos Racionais MCs “Sobrevivendo no Inferno”.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Workshop: Escrita Criativa – Presencial”
Carrinho de compras