Políticas culturais

R$250,00

De 4 a 25 de agosto

Fora de estoque

Por que a cultura deve fazer parte da agenda do Estado? De quais culturas estamos falando? Quais os mecanismos para garantir que a atuação estatal não se configure como autoritarismo? Quais são os tópicos emergentes nas políticas culturais dos últimos anos? Neste ciclo de aulas, pretendemos abordar o tema das políticas culturais, passando por sua razão de ser e pelas relações entre cultura e desenvolvimento (encontro 1) e, em seguida, adentrando em agendas específicas que são centrais nas discussões recentes: produção e condições de trabalho nas artes (encontro 2), cidadania cultural e território (encontro 3) e expressões comunitárias e tradicionais, especialmente quilombolas (encontro 4).

4 a 25 de agosto

Quintas-feiras: das 19h às 21h

Professores responsáveis: Maria Carolina Oliveira, Ana Paula do Val e José Mauricio Arruti

Maria Carolina Oliveira
É pesquisadora, professora e realizadora nas áreas de arte e cultura. Mestra e doutora em Sociologia pela FFLCH- USP, atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp. Atua em temas relacionados à cultura, artes, políticas culturais e suas intersecções com o tema do desenvolvimento. É co-coordenadora do cebrap.lab e pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2005, tendo coordenado projetos como Fortalecendo Redes Culturais, realizado em parceria com o Fundo Internacional da Diversidade Cultural da Unesco. Como docente de ensino superior, já integrou quadro de escolas como o Centro Universitário Senac (nos cursos de pós-graduação Gestão Cultural e Mídias Digitais) e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo (pós-graduação Globalização e Cultura), além de colaborar como professora em experiências de extensão, especialização ou educação continuada como as Semanas de Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural, o curso de Gestão Cultural do Sesc, entre outros.

Ana Paula do Val
Gestora cultural, professora, artista e pesquisadora. Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, vem se dedicando ao tema dos mapeamentos culturais por meio de diversos projetos na última década. É mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo, EACH-USP; especialista em políticas públicas para América Latina, CLACSO e em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, França. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Artes Plásticas pela Schule Belletristik, Alemanha. Integrou o projeto Fortalecendo Redes Culturais do Cebrap, realizado em parceria com o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural da Unesco. É pesquisadora e docente do Observatório da Diversidade Cultural (ODC-UEMG-UFBA) do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA).

José Mauricio Arruti
Professor Doutor do Dep. de Antropologia da UNICAMP. Graduado em História pela UFF (1990), mestre (1996) e doutor (2002) em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2018 realizou estágio pós-doutoral (BPE-FAPESP) na Jackson School of International Studies da University of Washington. Seus temas de investigação são: comunidades quilombolas e povos indígenas, em especial sobre políticas de reconhecimento, território, memória e educação, bem como povos indígenas em contextos urbanos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Políticas culturais”
Carrinho de compras