Partidos Políticos

R$250,00

Dias 7, 14, 19 e 28 de abril*

Fora de estoque

Se a representação política tal como ocorre no Brasil atualmente é alvo de críticas, os partidos políticos ocupam papel central nesta discussão. Suas funções são mal entendidas e acabam por não cumprir com parte do que se esperam deles. Ao mesmo tempo, o sistema partidário é diretamente influenciado pelo sistema eleitoral e pelas instituições que regem o funcionamento dos partidos. Neste sentido, há diferentes tipos de partidos, afetando novamente a representação dos cidadãos. Este curso tem como objetivo, então, lidar com o funcionamento do sistema partidário e o papel dos partidos políticos, tendo o caso brasileiro como exemplo.

7, 14, 19 e 28 de abril*
*excepcionalmente teremos aula na terça 19/04, devido ao feriado de 21/04
Quintas-feiras: das 19h às 21h

Professores responsáveis: Glauco Peres e Lara Mesquita

Glauco Peres
Possuo graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2009), com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente sou professor Livre-Docente do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Tenho experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Eleitoral, Eleições, Partidos, Institucionalismo e Metodologia da Ciência Política.

Lara Mesquita
Lara mesquita é mestre em Ciência Política pela USP e Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, com período sanduíche na University of Illinois, e Pós-doutorado no FGV Cepesp, no projeto temático FAPESP “As Instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros”. É pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp), Coordenadora Executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear) e membro da Câmara de Pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Também atua como professora de pós-graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia do Estado de São Paulo (FESPSP) desde 2014, como professora de graduação na Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) desde 2022, e como professora de cursos de Iniciação Política desde 2015. Desde 2018 contribui com análises políticas para o Blog do Legis-Ativo do Estadão.

*Devido ao feriado do dia 21/04, esse curso terá excepcionalmente uma aula na terça-feira, dia 19/04.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Partidos Políticos”
Carrinho de compras