Este curso oferece uma introdução a um dos principais softwares de análise qualitativa: o NVivo. Serão abordadas as principais funcionalidades e ferramentas do software para análise do material qualitativo. Veremos como a leitura e a interpretação de dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação e cruzamento. As aulas serão acompanhadas de atividades práticas envolvendo diferentes tipos de dados (entrevistas, documentos, imagens, etc.). Ao fim do curso, é esperado que os(as) alunos(as) estejam prontos(as) para utilizar o NVivo para realizar pesquisas qualitativas.
– Apresentação do Nvivo: como criar um projeto, tipos de materiais compatíveis com o software.
– Ferramentas básicas do NVivo: códigos, casos, classificações.
– Ferramentas analíticas do NVivo e formas de visualização dos dados: matrizes, gráficos, tabelas, mapeando conexões.
Programação:
Aula 1:
Apresentação geral do Nvivo e tipos de materiais compatíveis com o software. Início de um projeto do zero: como criar um projeto, importar documentos, organização dos dados e criação de pastas, classificações de arquivos e criação de atributos, NCapture (extensão Google Chrome). Como exportar um projeto. Criação de casos e classificações de caso.
Aula 2:
Ferramentas básicas do NVivo: criação de códigos e subcódigos, codificação manual e ferramentas de codificação automática (no Windows). Anotações. Como juntar dois projetos. Conjuntos estáticos (Mac) e dinâmicos (Windows). Memos e anotações.
Aula 3:
Ferramentas analíticas do NVivo e formas de visualização dos dados: criação de gráficos, busca de palavras, nuvem de palavras, como realizar consultas (matrizes de codificação, tabela de referência cruzada), matriz estrutural (Windows), criação de mapas e diagramas.
6 a 10 de novembro
Segunda, Quarta e Sexta: das 19h às 22h
Professora responsável: Anna Carolina Venturini
Socióloga com experiência nas áreas de educação, mercado de trabalho, políticas públicas e cultura. Atua como pesquisadora do Cebrap desde 2010 e foi pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) entre 2007 e 2017, participando do planejamento, condução e análise de pesquisas de abordagem quantitativa e qualitativa. Graduada em Ciências Sociais (USP) e Jornalismo (Faculdade Casper Líbero), é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo, desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o pareamento entre estudantes e vagas de ensino superior.
Avaliações
Não há avaliações ainda.