Amostragem em surveys

R$440,00

De 20 a 24 de maio

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Este laboratório procura oferecer ferramentas para que os participantes possam, a partir da identificação de um problema de estudo e da população alvo, desenhar uma amostra estatisticamente representativa, com tamanho adequado para análise e, caso necessário, aplicar uma ponderação e outros ajustes para minimizar o viés de amostragem. Por meio de exercícios empíricos, realizados considerando surveys pessoais, telefônicos e online, o laboratório abordará as seguintes etapas do desenho amostral: (1) definição do tamanho da amostra – com população conhecida ou desconhecida; (2) seleção de variáveis – auto-representativas / representativas e de classificação; (3) métodos de sorteio – aleatório simples, sistemático e estratificado; (4) avaliação e ponderação; (5) inferência estatística em amostragem probabilística e amostragem por quotas (abordagem introdutória, dado que o foco do laboratório está no desenho da amostra). Serão utilizadas exposições, vídeos, textos de aprofundamento e exercícios práticos.

20 a 24 de maio
Segunda, Quarta e Sexta: das 19 às 22h

Professor responsável: Dorival Mata-Machado
Pesquisador com mais de 25 anos de experiência em survey de opinião e marketing. Bacharel em economia, professor de estatística, experto em demografia, analista e consultor com background tanto em pesquisa acadêmica como em pesquisa de opinião pública e mercado. Pesquisador com foco no desenho de questionários, coleta de dados e análise de surveys, foi Sócio-Diretor do Data Popular, Managing Director da Ipsos Public Affairs, Diretor Executivo da APPC – Consultoria Eleitoral, empresas na qual se especializou no estudo de tendências sociais e econômicas, avaliação de políticas públicas, e outros estudos de temas relevantes junto à sociedade, além de diagnóstico, análise e planejamento estratégico de pesquisa e comunicação em campanhas eleitorais.

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