Este curso apresenta uma introdução às abordagens qualitativas de pesquisas sociais, e é recomendado para pessoas que pretendem cursar outros laboratórios da trilha qualitativa do cebrap.lab e não tenham experiência prévia nessas abordagens. Aqui, abordaremos os principais diferenciais das abordagens qualitativas, seus pontos fortes e suas limitações, bem como algumas perspectivas teóricas que fazem uso dessas abordagens nas ciências sociais. Serão abordados, de forma introdutória, métodos como observações, entrevistas e grupos focais. Espera-se que, ao final do curso, os participantes tenham um panorama das abordagens qualitativas e saibam escolher quais os métodos mais adequados para responder aos seus problemas específicos de pesquisa.
27 a 31 de março
Segunda, Quarta e Sexta: das 19h às 22h
Professoras responsáveis:
Monise Fernandes Picanço
Mestra e doutora em Sociologia pela USP. Coordenadora do cebrap.lab, é pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2010 com experiência em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre educação, inovação, mercado de trabalho, mobilidade, sociologia dos mercados e políticas públicas. Coordena hoje pesquisas sobre Inovação no setor público no Cebrap em parceria com a prefeitura de São Paulo, além de atuar como orientadora nas iniciativas do Desafio Cebrap desde 2018. É também professora de Metodologia com foco em análise qualitativa, com passagem pelo cebrap.lab, Unicamp [IFCH e FE] Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e Metodológicas CEM [USP]. Foi professora visitante na Unicamp e pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole entre 2010 e 2017.
Maria Carolina Oliveira
É pesquisadora, professora e realizadora nas áreas de arte e cultura. Mestra e doutora em Sociologia pela FFLCH- USP, atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp. Atua em temas relacionados à cultura, artes, políticas culturais e suas intersecções com o tema do desenvolvimento. É co-coordenadora do cebrap.lab e pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2005, tendo coordenado projetos como Fortalecendo Redes Culturais, realizado em parceria com o Fundo Internacional da Diversidade Cultural da Unesco. Como docente de ensino superior, já integrou quadro de escolas como o Centro Universitário Senac (nos cursos de pós-graduação Gestão Cultural e Mídias Digitais) e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo (pós-graduação Globalização e Cultura), além de colaborar como professora em experiências de extensão, especialização ou educação continuada como as Semanas de Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural, o curso de Gestão Cultural do Sesc, entre outros.
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